Qual a bike ideal para cicloturismo? - #elmodicas
- elmoviajante
- 1 de jan.
- 3 min de leitura

Olá, seja muito bem vindo(a)! Hoje o assunto no #elmodicas é sobre a bike ideal para quem curte sair por aí pedalando. Quando se fala em ciclo-turista, existem algumas dicas especiais para esse tipo de viajante, veja mais abaixo:
Antes de qualquer coisa - NÃO existe a bike perfeita para cicloturismo - mas você pode optar por expressivas modificações que lhe ajudem a ter mais conforto e segurança durante suas viagens, especialmente conforto, já que é de costume de quem pratica esse estilo de vida passar grande parte do tempo sobre duas rodas. Lá vai algumas dicas:
Ps* Nesse post não discutiremos acessórios, e sim somente peças inerentes a bicicletas.
Índice de tópicos:

O Tamanho Ideal
Observe com atenção se sua altura é compatível com o modelo e tipo de bicicleta. Um dos maiores e mais cometidos erros de quem começa no mundo de bike é ignorar esse detalhe muito importante que infelizmente é talvez o maior motivo de muitos entusiastas do mundo da bike deixarem a atividade por problemas de saúde, especialmente desgaste na coluna, joelhos e articulações em geral.
Meu conselho no #elmodicas de hoje é você em primeiro lugar buscar orientação profissional indo a uma oficina dedicada a bicicletas, pois lá eles indicarão o tamanho da bike ideal para o seu tipo de corpo (vulgo bike fitting). Caso isso não seja possível, uma segunda opção é seguir essa tabela simplificada de acordo com sua altura:


O Guidão Ideal
Existem algumas variações de guidão atualmente disponíveis que são bastante eficazes, mas por experiência própria, o guidão de tipo Borboleta é um dos melhores, se não o melhor se tratando de conforto durante as pedaladas. Um guidão não tão popular, mas bastante imponente, que pode trazer uma certa estranheza para aqueles acostumados com o convencional. Veja abaixo:

Com uma pequena semelhança com chifres de carneiro, esse guidão conta com uma ergonomia totalmente voltada ao conforto durante longas viagens de bicicleta, sendo também bastante acessível hoje em dia, tanto no aspecto de onde comprar quanto no preço. Lembro de pagar pouco menos de R$100 no meu.
Ainda falando em design, o guidão conta com diversas possibilidades de pegadas, das mais leves voltadas a alto desempenho e segurança em ruas íngremes, até as mais agressivas voltadas a maior velocidade e conforto nas descidas. Você também tem a possibilidade de fazer pegadas mistas, segurando ou se apoiando em partes diferentes do guidão ao mesmo tempo, além de também poder inverter a posição do guidão de acordo com sua preferência. Veja na imagem:

Dica** É importante redobrar a atenção quando utilizada pegadas onde não existe maçaneta de freio próxima, o que pode diminuir o tempo de reação e ocasionar acidentes, por isso, aconselho utilizar esse guidão com as maçanetas dos freios no seu local de apoio preferido.

O Selim Ideal
Tratando-se de Selim, quanto mais confortável MELHOR!
Falando sério agora, é importante investir em um selim adequado para o tamanho do seu traseiro, evitando assim dores e desconfortos inconvenientes. Procure também por produtos confeccionados com materiais de boa procedência, inclusive aqueles que ressaltam algum conforto acima da média no mercado.
Além do conforto, um outro detalhe importante é adquirir selim's com refletores embutidos (ou famosos olhos de gato). Mesmo que você utilize sinalizadores eletrônicos, refletores podem ser sempre muito úteis e salvar sua vida na ausência de carga na bateria, por exemplo.

Upgrades para considerar
Não sendo estritamente necessário, você pode melhorar algumas peças da bike para proporcionar maior conforto. Depois de garantir o Tamanho, Guidão e Selim ideal, alguns upgrades podem ser valiosos como: Inserção de canote com suspensão ou suspensão traseira de quadro.
Você pode optar tanto por adquirir um quadro de bicicleta com suspensão traseira embutida quanto utilizar um canote com suspensão interna. Com qualquer uma dessas duas formas, a suspensão trabalhará absorvendo grande parte do impacto que normalmente seria direcionado ao seu corpo, em específico sua coluna. Isso ajudará a evitar problemas de saúde futuramente, independente de seu nível de atividade na bike.
Acredite, seguindo esses conselhos, além de garantir mais segurança e conforto, também garantirá saúde e longevidade para você e sua bicicleta. Torne essa atividade mais prazerosa e segura dando atenção ao que realmente importa ;)
Att: Qualquer alteração que planeje fazer em seu equipamento, priorize consultar um especialista e evitar problemas futuros.
Quer saber sobre acessórios? Tecnologias novas? Comente aqui em baixo o assunto que desejar para o próximo post. Agradeço pelo seu tempo, obrigado e feliz ano de 2025!



Comentários