top of page

Como evitar fraturas e lesões sendo um amante de bike? - #elmodicas

  • Foto do escritor: elmoviajante
    elmoviajante
  • 8 de jan.
  • 4 min de leitura

Ilustração de físico humano masculino
Ilustração de físico humano

Olá, seja bem vindo(a). Sabemos que existem diversos níveis de amantes de bike, que são desde aqueles que utilizam esse meio de transporte para se locomover entre o trabalho e casa, até os mais profissionais e os que exploram o mundo por aí, mas é inegável a importância de se preparar fisicamente e com regularidade sempre antes de fazer longas e curtas viagens mesmo tendo os acessórios de proteção como capacete, calçados adequados e luvas, e não sou eu quem está dizendo isto.


Vinicius Benites, neurocirurgião e especialista em colunas disse o seguinte a rádio Estadão:

"Assim como outras atividades aeróbicas, o ciclismo exige fazer uma atividade paralela de fortificação para sustentar e proteger a musculatura."

O autor da matéria Yury Ferrero complementa:

"A preparação começa pelo alongamento do corpo, que deve focar especialmente o abdome, abdome lateral e a região lombar. Não passar por essa etapa pode acarretar problemas na coluna cervical ou na musculatura das costas, e afetar o desempenho." - Ele continua - "Aos usuários esporádicos, é necessário que se faça o fortalecimento muscular ao menos duas vezes por semana. Menos do que isso, qualquer tipo de exercício se torna ineficaz e ainda por cima prejudicial.  No caso da bicicleta, os danos podem ocorrer também às articulações de todo o corpo."

Com isso, damos introdução ao tema de hoje que é: Como evitar fraturas e lesões sendo um amante de bike? Compartilharei aqui com você algumas dicas com base em minha experiência de mais de 4 anos praticando a calistenia em casa, dicas essas que talvez possam lhe ajudar nesse processo.


Índice de tópicos:


Ilustração de progressão
Ilustração de progressão - por elmoviajante

Primeiros passos

Antes de tudo, acredito que esteja se perguntando: O que é calistenia??

Nisso não há segredo algum, pois se trata basicamente do exercício que fazemos no dia-a-dia, como fazer um movimento para agarrar ou pegar algo no chão ou em uma altura, ou quando precisamos pular, correr, se pendurar ou se levantar do chão. Em outras palavras, na calistenia nós fazemos movimentos naturais que o corpo é capaz com o proposito de se exercitar, mas sem nenhum peso extra além do inerente ao seu próprio corpo. Veja 3 ilustrações de alguns dos exercícios mais populares:


Ilustração de exercícios físicos - caminhada, corda e abdominal
Ilustração de exercícios físicos - caminhada, corda e abdominal - por elmoviajante

Ilustração de pessoa levantando peso
Ilustração de levantamento de peso

1 - Academia x Calistenia, O começo

Nos tempos modernos deixamos de ter alguns hábitos de força bruta quando abandonamos um estilo de vida antes selvagem com anterior propósito de sobreviver a predadores e ameaças, seja elas humanas ou não. Com isso, hoje buscamos imitar o que fazíamos sem se expor a perigos reais, um exemplo disso é a academia.

Na academia pessoas basicamente brigam com leões, hienas e lobos e normalmente não se dão conta disso. Para muitos deles essa é só uma forma de garantir um corpo escultural e esteticamente atraente, o que não passa de uma mera consequência do esforço físico em levantar 2x, 3x ou mais o seu próprio peso, repetidas vezes e por longos períodos. Já no estilo de exercício físico utilizado na calistenia o propósito é um tanto diferente: O objetivo é ensinar o seu corpo o seu potencial máximo, relativo a ele mesmo. Simplificando, é garantir que quando você se abaixar, vai conseguir levantar sem nenhum esforço, é ter a segurança de que se tropeçar, dificilmente irá cair e se cair, vai conseguir contornar a situação e ficar bem.


Tendo a calistenia como prática regular, com certeza você perceberá grandes resultados e melhorias em suas viagens de bike. Considerando que a bicicleta é um equipamento imperfeito, mesmo sendo bastante ergonômica, utiliza-la sem o cuidado com o fortalecimento do corpo pode trazer problemas de saúde a longo prazo, como dito anteriormente. Por isso, veja agora algumas dicas de como começar:


Att: Nada aqui substitui um conselho médico. Consulte um profissional da saúde antes de praticar qualquer exercício físico. Caso queira saber mais sobre exercícios específicos, indico que procure por aulas didáticas na internet ministradas por especialistas e/ou profissionais da área.


Ilustração de pessoa se alongando
Ilustração de alongamento

2 - Alongamento pré-treino

É de suma importância que você iniciante em qualquer atividade física alongue-se antes, especialmente pela facilidade de se machucar dependendo do seu grau de sedentarismo. Se você for uma pessoa muito pouco ativa, um simples movimento pode levar uma articulação, tendão ou músculo acima do limite, rompendo-o e causando fraturas.


3 - Comece aos poucos

Comece com os exercícios mais fáceis que puder, como movimentos da articulação do ombro e da extensão dos braços. Faça os exercícios sem muita pressa, mas com bastante atenção a cada movimento, indo de forma suave e monitorando qualquer dor. Parte da calistenia é a obtenção da consciência corporal, uma habilidade que é obtida através da atenção plena durante os exercícios. Não estou dizendo que não poderá ouvir músicas ou conversar enquanto treina, mas sim que faça os movimentos no ritmo do seu corpo, indo suave e seguindo a forma correta de se exercitar, por ex: Ao fazer um agachamento, preste atenção em quais músculos se contraem e quais relaxam nos movimentos de subir e descer. Toque e pressione esses músculos sempre que puder para acelerar o processo de obtenção de alguma consciência corporal.


Ilustração de respingos de água
Ilustração de respingos de água

4 - Hidrate-se

Para quem é do mundo de bike, hidratar-se não é novidade e o mesmo se aplica a exercícios físicos na calistenia. Evite câimbras e fadiga excessiva durante qualquer tipo de atividade física através da ingestão de água (de preferência filtrada).


5 - Mantenha-se em movimento, sempre >>>

Dica de ouro***, manter-se em movimento é o mais importante, sempre, mas melhor ainda com segurança. Cuide da sua saúde praticando atividades físicas da sua preferência e que lhe façam sentir-se bem.



Essas foras as dicas e o post acaba aqui. Sou grato pelo seu tempo, muito obrigado!!

Comenta aqui o assunto que deseja para o próximo post ;)

Até mais e boa pedalada!

1 comentário


Victor Moreira
Victor Moreira
09 de ago.


Curtir
bottom of page